top of page
Curadoria - TRAZER À TONA
A editora pretende trazer à tona o que há de novo na fotografia independente. A ideia é revelar novos nomes e novos trabalhos e séries, de diferentes vertentes e estilos fotográficos. Inicialmente a editora vai publicar trabalhos em pequena tiragem com o intuito de entender o consumo/mercado de venda de fotolivros na prática e se adaptar de acordo com cada projeto e de acordo com as repostas (vendas e críticas) dos livros.
O processo curatorial da Tona é uma tentativa de fazer emergir o que existe de relevante dentro de um mar de informações e imagens online. Dar importância. A editora pretende ser uma ferramenta para que tais trabalhos sejam vistos e debatidos fora da esfera virtual e de uma maneira menos efêmera e instantânea. Trazer fotógrafos que modifiquem nossos olhares, trazer trabalhos que amplifiquem nossa interpretação. Publicações para debater o mundo.
Edição - UMA TRADUÇÃO DE SI MESMO PARA O OUTRO
“Por vezes, o artista orbita em torno de seu centro de criação de forma tão intensa que pode se tornar uma empreitada difícil trazer à tona sua subjetividade, seus debates interiores a fim de expor o trabalho. Expor, publicar, tornar-se público, implica necessariamente em uma tradução de si mesmo para o outro” (Éder Chiodetto em Curadoria em Fotografia - da pesquisa à exposição).
O princípio básico é tentar envolver profissionais (fotógrafos, editores e designers gráficos) em começo de carreira para que o processo seja de crescimento profissional e financeiro satisfatório para todos os envolvidos. A ideia é trabalhar em conjunto para que o trabalho do fotógrafo seja publicado e alcance o “leitor” com a máxima força possível. Para isso, é necessário experimentar ordens das fotos, texturas e gramaturas de papel, formatos de livros, cores… enfim, achar saídas viáveis.
Publicação - DAR O QUE COMER
Em sua famosa carta ao sobrinho, o fotógrafo argentino Sérgio Larrain diz que mostrar as fotos após tratadas e editadas, seja numa exposição ou em uma coleção impressa, é dar o que comer ao próximo. Nutrir.
Ao ter o livro pronto, temos a concretização de um união de ideias e forças de trabalho. Ao distribuí-los, colocamos todo esse esforço à prova. Publicar um livro é dar uma visão de mundo e receber várias outras visões (críticas positivas e negativas). Com seus livros, a editora pretende ser espaço de troca.
bottom of page